6 de novembro de 2013

A Misturinha Ivo Pitangui Funciona?




Nem sei quantos emails já recebi sobre essa misturinha milagrosa usada pelo famoso Ivo Pitangui que consiste de pomada hipoglós, bepantol, vitamina A e E. Essa mistura foi muito propagada pela net afora e garante ter efeitos anti-idade espetaculares. Em primeiro lugar, não há nenhuma evidência de que esta misturinha seja do Pitangui e muito provavelmente não foi criada pelo renomado cirurgião plástico, apesar da Gloria Maria parecer estar envolvida na história. Mas isso não importa, o que importa é se essa misturinha funciona ou não.
Uma das propostas do Beleza Feita Com Art é analisar os ingredientes em cosméticos e verificar de forma científicas suas capacidades. Então vamos lá:
Ingredientes
  • Hipoglós – vitamina A, vitamina D, zinco, óleo de fígado de bacalhau e hidroxianisol butilado, lanolina anidra, talco, água purificada, vanilina, essência de lavanda, EDTA dissódico, óleo mineral, petrolato, polietileno, butilenoglicol, glydant plus (DMDM hidantoína e iodo-propinilbutilcarbamato.
  • Bepantol – água purificada, Panthenol 5% (Dexpanthenol) miristato isopropílico, álcool cetílico, álcool estearílico, Propileno Glicol, Lanolina, Cetil fosfato de potássio, butirolactona (Pantolactone), Phenoxyethanol..
Ambos os produtos acima, logo após as vitaminas e óleos contém preservantes, silicones e possíveis irritantes, como talco e óleo de lavanda. A pomada hipoglós e o bepantol certamente não são as melhores opções para a pele do rosto, pois possuem ingredientes que podem obstruir os poros, como a lanolina.
Porém, vários dos ingredientes são benéficos, como as vitaminas A, D e B5 (panthenol), zinco e óleo de fígado de bacalhau.
Sendo assim, algumas pessoas que possuem pele seca e que não sofrem com alergias, podem se dar bem com essa misturinha. Porém, acredito que o uso prolongado da misturinha do Pitangui pode causar excesso de sebo, cravos e espinhas. Quanto aos efeitos anti-idade ou anti-rugas, apenas a vitamina A pode realmente fazer alguma diferença e você se beneficiaria mais, usando a vitamina A mais concentrada, como a encontrada no óleo de Rosa Mosqueta.
Concluindo: a misturinha do Ivo Pitangui não funciona muito bem… Há opções melhores e baratas, como o óleo de Rosa Mosqueta, que são mais eficazes e não prejudicam a pele.

Nenhum comentário: